A PONTES CONTABILIDADE é uma empresa que teve início em Novembro de 1981, na Rua Chile, Salvador/Bahia, tendo como lema principal “honestidade, competência e atualizações” e mantendo o mesmo até hoje. Enfrentando todas as turbulências governamentais e, sempre estando dentro dos padrões exigidos pela legislação.   
 
É uma empresa que participou e participa através de seu Sócio José Francisco Pontes e sua equipe de cursos, palestras congressos, mesas redonda discussões para melhoria da classe e eventos locais, Nacionais e Internacionais, sendo respeitado profissionalmente pelos seus colegas, órgãos públicos e privados. 
        
Além de manter seu quadro de colaboradores, alguns acima de 20 anos e seus sócios Maria Neusa Bastos da Fonseca Bacharel em Administração, Andre Luis Santos Reis Bacharel em Ciências Contábeis  alem da sua filha que trabalha na empresa a mais de 16 anos todos com experiência profissional, e reciclagem constante, no sentido de estar atualizado no mercado e nas entidades de fiscalização profissional, procurando usar a legislação em prol dos clientes e da Nação.

O Sr. José Francisco Pontes, conhecido como Chico Pontes, é bacharel em Ciências Contábeis - CRC/BA: 10072 – Desde 1981, Profissional formado pela FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU, Juiz Arbitral. Com mais de 200 cursos de atualização e especialista em IRPF e consultoria de micro empresa.
Desde os 11 anos trabalhando para alicerçar bases familiares e profissionais. Estagiário do Escritório Moreira Contabilidade (Rodoval Moreira da Hora) de 1979 / 1980.
A Pontes Contabilidade através dos seus profissionais tem a missão de prestar serviços contábeis e assessoria empresarial personalizados aos nossos clientes, com ética profissional, agregando valor, proporcionando agilidade e segurança, através de profissionais qualificados, informações atualizadas e tecnologia de ponta.
 
Participou ativamente na reconstrução do Brasil, após a revolução de 1964, através de protestos como estudante em greves, reuniões e passeatas e membro da Pastoral Universitária, teve participação também na reconstituição da União Nacional dos Estudantes – UNE. Diversos cursos de atualização profissional, dentre eles: Contabilizando o Sucesso (pelo CRC/Ba e SEBRAE) e SEBRAE IDEAL 1 e 2. Iniciou Pós – Graduação na FTE, além de participar de palestras, treinamentos, Convenções, Congressos Regionais, Nacionais e Internacionais, eventos de líderes, sendo um dos organizadores dos Fóruns Nacionais de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas, realizados em Salvador/Ba. Sempre tentando atualizar-se e transmitindo conhecimento para os colegas de classe, clientes parceiros, amigos e outras pessoas,